top of page
Abraão: Equipe
b9dc11f3109f0185947909e57145b9db (2).jpg

Abraão

Segundo a Bíblia, Abraão nasceu em Ur e foi chefe de um clã arameu, na Caldéia. É considerado um dos personagens mais importantes das religiões judaica, islâmica e cristã, pois representa para todas elas a transição da idolatria para a crença em um só Deus.

 

Foi convocado por inspiração divina para se estabelecer com o seu clã na Palestina. Vagou então com a esposa Sara, o sobrinho Ló e seus pertences em direção a Canaã, a região indicada por Deus.

 

Ali permaneceu até que um período de fome o levou ao Egito, onde fez fortuna antes de voltar algum tempo depois para Hebron, onde ergueu um altar ao Deus Javé, que renovou suas promessas, entre elas, a de torná-lo patriarca de uma imensa descendência.

 

No entanto, sua esposa Sara era estéril, com isso, em obediência às leis da época, entregou a Abraão sua escrava Agar, que dele concebeu e deu à luz o seu primeiro filho: Ismael. Os descendentes de Ismael viriam a ser os árabes.

 

Já anciãos, Abraão e Sara tiveram Isaac, o herdeiro das promessas divinas. Deus pôs à prova a fé de Abraão ordenando-lhe que sacrificasse Isaac, ao que Abraão obedeceu prontamente.

 

Um anjo deteve Abraão e substituiu o menino por um cordeiro, enquanto Deus prometia novamente a Abraão uma descendência que se multiplicaria como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar.

 

Abraão representa não apenas a origem de um povo eleito por Deus para renovar a humanidade, mas também o homem justo, profundamente fiel, cuja lealdade a Deus chegaria ao ponto de sacrificar o filho em obediência à ordem divina.

 

Após o falecimento de sua esposa Sara, Abraão, então com 135 anos, casou-se com Cetura, que lhe deu mais seis filhos. Abraão morreu aos 175 anos.

  • Instagram
  • Spotify ícone social

Produzido por Beatriz & Rayane. Criado com Wix.com ©2021

bottom of page